Uso do sms para cobrança de dívidas.

         No mundo globalizado em que vivemos, a tecnologia tem grande importância para todos. Algo que facilita nossas vidas é o uso do SMS, esse recurso está mudando o mundo. Apesar de smartphones cada vez mais sofisticados, o antigo SMS é o principal serviço de dados usado.
            Essa comunicação através do aparelho celular está cada vez mais poderosa, e hoje através de um simples SMS é possível se comunicar com qualquer pessoa, e melhor ainda, de forma direta e instantânea. Basta um pequeno sinal e o receptor pode ler a mensagem imediatamente e responde-la. 
            Muitas empresas perceberam a importância e a praticidade deste meio de comunicação, que ao longo dos últimos anos está se popularizando cada vez mais. Toda empresa para fazer o atendimento ou prestação de serviços precisa de um meio de comunicação, ou até mesmo para passar informações importantes para os empregados ou para o público.
            Sendo assim, analisando os dados de algumas empresas de São Paulo podemos ter a confirmação de que este recurso está mudando o mundo. Entre 2010 e 2011 houve queda de 166% na utilização dos correios, especialmente pelas empresas de cobrança, tudo isso devido ao uso do sms que dobrou no mesmo período.
             As principais empresas de cobrança no Brasil enviaram mais de 6 milhões de torpedos SMS e 1,5 milhão de cartas, solicitando aos consumidores quitação de débitos. Os números não eram os mesmos em 2010 onde as cartas eram mais utilizadas. Foram 4 milhões de cartas e apenas 3 milhões de SMS por mês. Porém este meio de cobrança é novidade no mercado, mas está funcionando e fazendo muito efeito, logo futuramente a maioria das empresas vão adotar este recurso.
          
           
Podemos pensar facilmente na vantagem de usar este recurso no lugar das antigas cartas. Como citado anteriormente o SMS permite comunicação instantânea, então é mais prático para o consumidor, fazendo com que ele possa tomar as providências mais rápido, antes do bloqueio do seu crédito, por que a mensagem é recebida no mesmo instante, diferente das cartas que podem levar dias para chegar.
            “Os investimentos em tecnologia por parte das empresas de cobrança possivelmente vão se expandir até o final do ano. Isso será reflexo, conforme afirma a superintendente do Igeoc, do aumento do crédito, que deverá atingir 48% do PIB (Produto Interno Bruto) até o final do ano.” (Fonte – Economia, Uol.)

Por: Leticia Cruz, Maíra Alcântara, Gabriela Ferreira e Thaís Oliveira.

1 comentários:

Blogger news

Blogroll

About

Category