REDES SOCIAIS: PRÓS E CONTRAS


Atualmente, têm-se as redes sociais como um dos objetos de maior influência sobre a maioria dos jovens e da população em geral. Passatempo, negócios, turismo, relacionamento entre outros, são atividades mais praticadas nestas.

As redes sociais aproximam pessoas, seja lá qual a distância. É um dos maiores e mais populares meios de comunicação, atualmente. Tornou-se mais freqüente a possibilidade de novas amizades, namoros e outros relacionamentos através desta. A comunicação entre pessoas do mundo inteiro, trouxe como benefício a exposição de protestos e manifestações. Recentemente, no Egito, as redes sociais moveram-se para o impeachment de seu presidente e também, na Jordânia, um movimento no twitter mobilizou centenas de assinaturas virtuais contra o desmatamento.

Essa tecnologia não só facilita os relacionamentos, como também os negócios, como o comércio. Há diversas lojas em redes sociais. Estas facilitam os compradores a, ao invés de andar durante horas em diversas lojas, verem todos os produtos no conforto de casa, receber os produtos em casa e muitas vezes com um preço mais acessível. Vantagem também aos vendedores, que divulgam por todo o mundo seus produtos.

Porém, não se pode ver as redes sociais como “mil maravilhas”. Apesar de todos os benefícios, que são muitos, trazem consigo uma conseqüência. Se não utilizadas de maneira adequada, as redes sociais geram diversos problemas.

Em alguns casos, as redes sociais possuem maior influência sobre a população, comparado a vida real. Algumas pessoas esquecem a realidade e acreditam que o mundo se resume a vida cibernética. Podendo deixar de lado coisas de valor como estudos, trabalhos, etc.

Em um relacionamento a distância, não se pode garantir o caráter da pessoa do outro lado do computador. Este é um risco corrido por milhares de pessoas, envolver-se com outras pessoas que não conhecem sem seu caráter. Ao postar uma foto em uma rede social, não se sabe o olhar de quem está vendo e corre-se o risco de ser alguém mal intencionado. Não só fotos, como detalhes de sua vida, endereços, lugares que freqüenta, onde está no momento, entre outros. Estes são motivos que geram diversos acidentes e violências.

Concretizando uma compra, fechando negócios via internet, corre-se o risco de cair em uma das famosas “armadilhas”, pois o produto pode apresentar problemas no funcionamento, corre o risco de o pagamento ser efetuado e a entrega do produto não, entre outros.

Portanto, ao conectar-se a uma rede social, esteja ciente dos cuidados necessários para um bom uso e aproveite de melhor forma o que estas lhe oferecem.


POR: VANESSA VAZ

1 comentários:

Blogger news

Blogroll

About

Category