PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO SOCIAL

Enquanto uns estão em evidência socialmente, outros são excluídos.

Atualmente, no Brasil e em muitos outros lugares do mundo, milhares de pessoas são excluídas socialmente pelo fato de portarem algum tipo de deficiência ou necessidades especiais, como é preferido atualmente. A exclusão social é um processo originado na antiguidade e ainda se encontra nos tempos de hoje.

Não se pode dizer que a única causa é a discriminação, o preconceito... Pode-se considerar, também como causa ou discriminação, a falta de acesso a diversos lugares, meios de transportes, tecnologia, entre outros. São coisas que o governo deveria tomar providências, pois todos devem ter acesso às mesmas coisas, independente de suas necessidades. Pois estas deveriam ser supridas pelo governo.

"Pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal do ser humano" publica a ONU à criação do Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiências. Pessoas com necessidades especiais podem desenvolver as mesmas, se não a maioria, das atividades que outras pessoas desenvolvem. Porém, nem sempre com o mesmo desempenho.

Toda criança especial tem direito, por lei, a aprendizagem que deve ser dada a oportunidade de manter um nível de educação adequado. O deficiente auditivo ou visual necessita da tecnologia com um preço acessível. O paraplégico necessita de recursos aos lugares e aos meios de transportes que o possibilite de usufruí-los, entre outros..Todos estes e outros portadores de diversas deficiências, devem ser incluídos socialmente, pois o portador não deixa de ser um cidadão e todo cidadão possui seus direitos, de acordo com a lei. Para que isso aconteça é necessária a colaboração tanto do governo, como da sociedade, saber se adaptar ao deficiente, para melhor forma de recebê-los e melhor desempenho de vida.

Vocês riem de mim por ser diferente. Eu rio de vocês por serem todos iguais” – Bob Marley

Deficiências – Mário Quintana

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitado as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.

Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.

Cego é aquele que não vê o próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam da sua ajuda.

Diabético é quem não consegue ser doce.

Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois;

Miseráveis são todos os que não conseguem falar com Deus.

“A amizade é um amor que nunca morre”

Mário Quintana


Por: Vanessa Vaz

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category