ENEM 2011: Mais uma Falha


No mês passado, estávamos emépoca de ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Alunos não só do terceiro anodo ensino médio, como do primeiro e também do segundo, assim como adultos quejá terminaram o ensino médio, mobilizaram-se e prepararam-se para duas tardesde prova, cansativas e em meio ao final de semana
O ENEM em si, não tem amelhor fama. Há anos, provas são roubadas, gabaritos são vendidos e aroubalheira corre solta, para conseguir mais pontos na prova e assim, vagas emuniversidades e bolsas para cursos superiores; mas a esperança de que nopróximo ano vai ser diferente se mantém viva, e esse ano não foi diferente.
Durante o final de semana daprova, tudo correu estranhamente normal, as provas corretas, nenhum boato.Porem, na semana após a realização do exame surgiu a noticia: alunos de umespecifico colégio do Ceara tiveram acesso a algumas questões da prova. Mascomo?
Ai veio a explicação: todoano, é realizada uma pré-prova do ENEM para certificar o nível de dificuldade,e foi dessa prova que saiu as questões que os alunos tiveram acesso. Dessafalha do ENEM surgem duas vertentes: os alunos se auto-prejudicaram contandoque já tinham tido acesso as questões da prova, ou o que vale é a sinceridade?
Independente dasconseqüências o MEC tem de aprender com as falhas durante os anos, e aumentar asegurança e a validade do exame. Como instituição responsável por um exame quepode mudar a vida de muitas pessoas, é dever do MEC passar mais confiança sobrea validade dos exames do ENEM. O exame já esta conhecido como palhaçada, e épreciso mudar esta má fama de algo que realmente pode mudar a vida de muitos.

Infelizmente, essa é a nova fama do ENEM: Palhaçada! 

Postado Por: Athamy (nº04) Camila Dantas (nº08) Letícia Cervera (nº17) e Thaís Serra (nº23)

1 comentários:

Blogger news

Blogroll

About

Category