Metade da população da Amazônia está abaixo dos níveis de pobreza

A Pan-Amazônica, onde vivem 34,1 milhões de pessoa, está abaixo de níveis de pobreza. A conclusão é de um estudo do ARA (Articulação Regional da Amazônia) lançado na terça-feira à noite em Belém, no Pará, durante o Fórum Amazônia Sustentável.O trabalho reúne dados sobre mortalidade, analfabetismo, desmatamento e outros nos nove países da Pan-Amazônia com : Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Se esses países considerassem a metodologia da ONU para medir toda essa pobreza, a porcentagem seria ainda maior. “A região amazônica é sempre a mais pobre em todos os países da Pan-Amazônica”, disse à Folha Adalberto Veríssimo, pesquisador da ONG Imazon e coordenador da coleta de dados no Brasil.
“Não adianta o Brasil preservar o rio Amazonas se a nascente fica no Peru.” O Brasil hoje responde por cerca de 72% das taxas anuais de desmate da floresta, seguido pela Venezuela (12,5%) e pelo Peru (6,5%).
Mas, de acordo com Veríssimo, há um problema na coleta de dados da região amazônica, a Bolívia, por exemplo, só faz levantamento de desmatamento a cada dez anos.


Por: Thawan Bernardes

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category