CAPITAL INICIAL CRITICA OLIGARQUIAS E DEDICA MÚSICA "QUE PAÍS É ESSE?" A JOSÉ SARNEY



Uma semana após ter o filho, Fernando Sarney, beneficiado por decisão judicial em processo que apura corrupção, o presidente do senado, José Sarney, foi alvo de críticas no maior evento musical do ano no Brasil, o Rock in Rio. A banda Capital Inicial dedicou a música "Que país é esse?" especialmente a Sarney durante críticas a "oligarquias que parecem ainda governar o Brasil" e a políticos.
"(Oligarquias) que conseguem deixar os grandes jornais brasileiros censurados durante dois anos, como O Estado de S. Paulo, cara. Coisas inacreditáveis", disse o cantor da banda, Dinho Ouro Preto, ao anunciar a música. "Essa aqui é para o Congresso brasileiro, essa aqui, especial para José Sarney", nominou o cantor, perante um público estimado em 100 mil pessoas.
(www.ultimosegundo.ig.com.br/politica)

Em torno de trinta anos após a música ser lançada por Renato Russo, ainda está presente no nosso dia-a-dia.

O momento em que o ex-senador Francelino Pereira ter proclamou a frase “que país é esse”, ele não poderia imaginar a reflexão que esta frase teria na vida dos brasileiros e que esta frase teria influência sobre estes até os dias atuais. Então, na época, um jovem chamado Renato Manfredini escreveu uma música com este tema. Após anos, tornou-se Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. A música foi sucesso em todo o país, se tornou título do CD e após 30 anos, esta música soa como se fosse escrita a meia hora sobre a situação do país.

Não pode-se dizer que o país não tenha mudado alguma coisa desde então. Algumas pessoas acreditam que a constituição tem sido mais respeitada comparando a antigamente e o país tem conseguido punir alguns parlamentares corruptos e até um presidente, o Collor. Também tem-se como uma mudança a violência no Brasil, não pode-se afirmar que houve uma mudança geral, mas tem melhorado aos poucos. Pode-se usar como exemplo a baixada Fluminense, um dos lugares citado por Renato Russo na canção, era considerado uma das áreas com maior violência em todo o país. 'Hoje é a terra santa se comparada com o Rio de Janeiro', fala Kim, vocalista da banda Catedral, que se inspira na Legião em suas composições. 'Repare como a situação se inverteu, mas a música continua atual. Que País É Esse? Simboliza toda a trajetória brasileira', afirma Kim. 'O Brasil sempre fornece material novo para críticas ', completa. Este é o porquê de uma canção escrita há vinte anos soar como se tivesse escrita há poucos dias.

Há um ano o jornal O Estado de S. Paulo está proibido, por sentença judicial, de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica, pela qual a Polícia Federal investigou a atuação do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. A censura foi decretada em 31 de julho de 2009 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a pedido do empresário. Em 18 de dezembro, Fernando requereu a desistência da ação, mas o Estado não aceitou. Em 29 de janeiro, o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira apresentou ao TJ-DF manifestação em que sustenta a preferência pelo prosseguimento da ação, para que o mérito seja julgado. Até hoje, o jornal aguarda a definição. (Jornal estadão)

A música “que país é esse?” composta por Renato Russo não é a única a representar uma forma de protesto contra a política no Brasil. “Até quando?” composta por Gabriel Pensador fala sobre os brasileiros, os quais não se importam com o que estão passando e estão “tampando os olhos” para a própria realidade que acontece no seu país, como a corrupção. “A polícia matou o estudante, falou que era bandido, chamou de traficante! A justiça prendeu o pé-rapado, soltou o deputado e absolveu os PMs de vigário”. Trecho da música “Até quando?”. Também pode-se citar como forma de protesto a música “Vossa Excelência” do Titãs, que fala sobre a farsa dos políticos e sobre a pressão e a censura. “Sorrindo para a câmera sem saber que estamos vendo, chorando que dá pena, quando sabem que estão em cena, sorrindo para as câmeras sem saber que estão sendo filmados. Um dia o sol ainda vai nascer quadrado” e também “Isso não prova nada, sob pressão da opinião pública é que não haveremos de tomar nenhuma decisão. Vamos esperar que tudo caia no esquecimento. Aí então, faça-se a justiça”. Trechos da música “Vossa Excelência”.

Ouça a música Até Quando? - Gabriel Pensador


Ouça a música Vossa Excelência - Titãs



Por: Vanessa Vaz

7 comentários:

  1. Acho interessante essa manifestcao atraves de musicas, pois a politica sempre teve politicos sem carater e sempre vai ter enquanto ela existir, só temos que tomar cuidado para não generalizar...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dona Vanessa Vaz, escreveu muito bem.. Só conhecia o seu lado historiadora agora posso dizer que também conheço o seu lado inteligente haha

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que admiro em você, é a sua inteligencia. Ficou ótimo, esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bem elaborado, parabéns pelo ótimo enredo e pelos comentários inteligentes!

    ResponderExcluir
  5. aii sim, muito bom o post, ainda bem que temos 'liberdade de expressão' hoje, se nao ia ser beem difícil, mas foi muito bem relacionado a música com a situação =)

    ResponderExcluir
  6. Senhorita Vanessa Vaz. Parabéns Pelo Trabalho, Muito Bem Elaborado. Você é inteligente pra caralho continue assim. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns o texto ficou ótimo, adicionar musicas que se manifestam contra a política que na minha opnião é uma inteligente forma de se expressar.

    ResponderExcluir

Blogger news

Blogroll

About

Category