CRISE ECONÔMICA NA ITÁLIA.

Hoje um dos assuntos mais comentados da economia é a crise da Itália que atingiu a Europa no início do século XXI. A Itália é um dos países de maior importância da Antiguidade e vêem enfrentando problemas como dívidas, desempregos, corrupção, escândalos, protestos e etc.

As origens desses problemas surgiram na Segunda Guerra Mundial,quando a criação de um pacto,para que não fossem fabricadas armas que pudessem ser usadas contra os Estados fundadores da União Européia.

Foi criada a Comunidade Econômica Européia, onde a circulação de pessoas e mercadorias era livre entre as nações, para trazer certo equilíbrio entre suas potências e seu fortalecimento. Com isso a Grécia acabou ficando com uma dívida muito grande e aumentou ainda meus seu déficit, fazendo com que investidores ficassem assustados e acabou agravando a situação do país.

A Itália que também está endividada, seu grande problema foi causado durante o governo de Silvio Berlusconi. Também causou um pânico entre os investidores e assim agrava o mercado europeu.

Notícias recentes dizem que a Zona do Euro não tem planos para um resgate financeiro para a Itália. O fundo de resgate de UE (União Européia) poderá estender as linhas de garantia a países que podem ser cortados dos mercados.

Nesta quarta-feira 9 de Novembro,o BCE comprou bônus italianos no mercado focando em vencimentos de dois e dez anos, para estancar a alta dos juros, disseram operadores. Mas a intervenção só conseguiu trazer o juro do título de dez anos de 7,46% a 7,25%.

Resta a Itália assegurar seus investidores que irá pagar de volta os 326 bilhões de euros que lhe foi emprestado. “Não há muito, senão nada, que possamos fazer imediatamente. É uma questão de confiar que a Itália se reconstruirá sozinha. Podemos apenas esperar.” Disse o executivo da UE.

Fonte: http://www.essaseoutras.com.br/como-entender-a-crise-na-grecia-e-na-italia-causas-da-crise-europeia

http://economia.ig.com.br/mercados/europa-nao-tem-planos-de-resgate-para-italia/n1597361605773.html

Alunas: Thaís Oliveira, Maíra Alcântara, Leticia da Cruz e Gabriela Ferreira.

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category