Dia do Basta (Corrupção)

Após o dia 7 de setembro, a última manifestação contra a corrupção que gerou mais de 30 mil manifestantes, o movimento volta com ainda mais força.

Na última quarta-feira, 14 de outubro de 2011, milhares de pessoas foram ás ruas se reunir e realizar uma manifestação contra a corrupção. Pelo menos 25 cidades distribuídas em 17 estados (conforme mostra o mapa) tiveram essas manifestações, as quais se deram origem de uma maneira diferente, sem partido político, sem a participação de sindicatos e sim nas páginas das redes sociais, como o facebook.


Em Brasília, 20 mil pessoas reuniram-se à manifestação e percorreram a Esplanada dos Ministérios, o Congresso e Palácio do Planalto. Os manifestantes vestiram fantasias pretas, máscaras, levaram vassouras verdes e amarelas e uma pizza gigante.

No Rio de Janeiro, o protesto seguiu pela orla de Copacabana, ganhando o apoio dos moradores. Dois mil manifestantes usaram cartazes, mascaras e até o próprio corpo para mandar o recado.

O endereço do protesto em São Paulo foi a Avenida Paulista. Mais de 2 mil pessoas caminharam até o centro. Um homem foi preso por quebrar vidraças de lojas. Os participantes pediam o fim do voto secreto no Congresso, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e a transformação da corrupção em crime hediondo.

As manifestações cantavam o hino brasileiro e tiveram como jingle as frases Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero educação! Ensina o povo, ensina o povo, ensina o povo acabar com a corrupção”, também Tá se achando bacana, com esse dinheirão. Rasga dinheiro, com todo, nosso impostão. Tá se achando bacana, com esse dinheirão. É Meia Dois, e tô sabendo, não engana o povão”

Alguns comentários dos manifestantes:

“Eu acho que a gente reclama muito e faz pouco” comenta uma jovem em Brasília.

“Esta mobilização, de uma vez por todas, é necessária para que as pessoas se conscientizem”, comenta a professora Geisa Alexsandra.

“Acho importante essa participação, principalmente da juventude, porque a gente é que vai tomar conta do país nos próximos anos”, diz o estudante Hugo Soares.

“No Brasil inteiro, jovens, adultos e idosos, ao menos em São Paulo um número surpreendente de idosos sozinhos e em grupos, marcharam contra a corrupção do governo brasileiro, pela ficha limpa, pelo voto aberto no congresso, e pela punição da corrupção como crime hediondo. De rosto pintado, segurando cartazes, faixas e bandeiras, gritaram seus direitos, seus protestos, suas indignações, em lugares onde a buzina dos carros se unia ao grito da multidão e outros menos movimentados em que os gritos em coro ecoavam pelos velhos prédios do centro. Foi um ato pacífico, não houve brigas, não houve repressão, não havia raiva nos manifestantes, indignação sim, mas regada de muita esperança, de muita união. Nenhum jovem estava lá pra encher a cara, pra beber, para brincar, havia sim muita alegria no rosto de todos, batuques, gente pulando, gritando, cantando, mas a coisa era séria, e muito séria. A sensação de estar ali, lutando por justiça, fazendo a minha parte, acendendo ao menos uma faísquinha de coragem pra lutar na nossa sociedade, cantar o hino nacional vendo todo tipo de gente, de classe social, de faixa etária e de raça se emocionar e levantar as mãos ao alto pra cantar à pátria amada, é indescritível, dá força, dá garra. Não desistiremos.” Jéssica Antunes prestou seu depoimento à página Dia do Basta no facebook.

A próxima manifestação já está com data marcada, ocorrerá no dia 15 de novembro de 2011. Mais informações sobre esta, acesse a página do Dia do Basta no facebook (http://www.facebook.com/diadobastabastadecorrupcao)


Por: Vanessa Vaz

1 comentários:

  1. Vanessa,
    Parabéns mais uma vez.
    ótimo texto, excelente ponto para reflexão. Espero que todos leiam.
    Só senti falta da sua análise sobre o assunto.
    Abraços e parabéns!!

    ResponderExcluir

Blogger news

Blogroll

About

Category