3DMania

Muita gente, principalmente os jovens, podem pensar que o 3D é uma tecnologia nova e revolucionária. Nem uma coisa, nem outra. Na verdade, o que acontece atualmente é mais uma tentativa de ressuscitar uma tecnologia que foi um tanto falha antigamente, a quase cem anos atrás.
O primeiro filme a fazer uso de tal tecnologia data de 1922. O título é "The Power of Love", uma produção americana que utilizava dois projetores para criar a ilusão de profundidade. A técnica não era muito diferente da utilizada atualmente. O cinema 3D fazia uso dos famosos óculos anáglifos (com uma lente de cada cor – o mais conhecido era aquele com uma vermelha e outra azul, mas outras cores, como o verde, também eram usadas).
Depois a tecnologia voltaria a aparecer nos anos 50, com o thriller "Museu de Cera". O longa tinha como astro principal, o ator Vicent Price que participara de diversos outros renomados filmes, como: "Os Três Mosqueteiros" (1948); "Champagne for Caesar" (1950);"Os Dez Mandamentos" (1956).
Vicent Price, astro de diversos filmes.
Nessa época, dita como a "Era de Ouro do 3D", foram produzidos diversos filmes. Durante esse período, havia o medo de que a televisão roubasse o público do cinema, devido ao conforto de poder assistir filmes e séries em sua própria casa.




Cartazes de "Disque M Para Matar" e "O Monstro da Lagoa Negra": filmes da “era de ouro” do 3D

Porém os custos eram muito altos e a tecnologia voltou para o limbo. Nos anos 70, houvera outra tentativa sobre o 3D nos cinemas; que fora frustada. Os custos elevados na manutenção foi o resposável pelo abandono(não total).
Em 2003, foram lançados alguns filmes que obtiveram certo sucesso e público utilizando o 3D. Eles são os: "Pequenos Espiões 3D" (2003)," O Expresso Polar" (2004) , "As Aventuras de Sharkboy " e "Lavagirl" (2005).
2010 foi o ano em que a indústria cinematográfica resolveu apostar novamente na idéia do 3D, já que era possível inovar completamente no cinema, principalmente pelos efeitos especiais. O filme "boom" que criou outra "Época de Ouro do 3D", foi o filme "Avatar" (2010), que teve como sucessão, diversos outros filmes, e não se restringindo apenas ao cinema, mas indo até nossas TVs e também até nossos computadores (Placa de Vídeo 3D da NVidea). Atualmente, a TV não é mais uma rival do 3D, mas sim, uma grandiosa aliada.


Por: Vanessa Batista| Horácio Jayme

1 comentários:

Blogger news

Blogroll

About

Category