A camada de ozônio, nossa proteção corre perigo!


Para quem não sabe o ozônioé um gás formado de oxigênio concentrado, e serve como proteção para a vidaaqui em baixo. Ela impede que os raios ultravioletas do sol, cheguem até asuperfície da terra.
Quando os raios conseguemultrapassar a Camada de ozônio pode provocar câncer de pele, destruir célulasvivas, queimada de plantações e descongelamento das geleiras, que podeocasionar o aumento do nível dos oceanos.
Hoje em dia isso ocorremuito, pois existem alguns buracos na camada de ozônio, e a principal causa deterem esses buracos são causados por nos mesmos.
Mas como fazemos essesburacos?
No nosso dia a dia, sãoproduzidos clorofluorcarbonetos (CFC’s). Os CFC’s presentes na atmosfera terrestre não são levadospela chuva, porque são muito estáveis e é justamente essa propriedade que ostornam tão perigosos: eles atravessam a atmosfera intacta, acumulando-se naestratosfera onde são responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
E como podemos evitar?
Podemos evitar diminuindo o uso de CFC, e se sua produçãofosse totalmente parada, a camada de ozônio teria uma chance de aos poucos serecuperar, mas levaria anos.


Fonte: Brasil Escola
Postado Por: Aline Stumpf (nº02), Beatriz Bermudes (nº05), Bianca Koukdjian (nº06), Julia Macedo (nº15) e Pedro Henrique (nº21)

1 comentários:

Blogger news

Blogroll

About

Category