Conscientização ecológica e conservação da natureza

A nossa região, Litoral Centro Sul do Estado de São Paulo, formada pelas cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico.
Podemos discorrer com muita propriedade sobre os problemas ambientais de nossa região, por residirmos há muitos anos e termos acompanhado o seu desenvolvimento econômico e social.
Nossas praias não possuem mais as vegetações de jundu e restinga. No ponto de vista da qualidade das águas existem apenas alguns trechos com problemas de esgotamento residencial, por não haver rede coletora de esgoto. Existem ocupações irregulares em áreas de risco, sem infra-estrutura alguma, como: esgoto, coleta de resíduos residenciais e o esgotamento sanitário que é despejado nas valas, jogado nas ruas a céu aberto ou despejado nos rios e praias.
Sentimos que há falta de educação ambiental em alguns munícipes e visitantes, que degradam nosso meio ambiente, jogando lixo em nossas ruas e praias.
Contamos ainda, com boa parte da Serra do Mar, preservada, oferecendo-nos condições de desfrutar da sua beleza e lazer.  
Estamos preocupados com a poluição em nossos centros, pelo aumento da frota de veículos. É um fator que deve ser discutido e revisto com muita cautela pela sociedade de nossa região, assim como, o está sendo em todo o mundo. O meio ambiente é agredido pela fumaça dos carros e algumas indústrias, por lixo jogado nos rios, óleo nos mares, tráfico de animais, queimadas; sentimos a necessidade urgente de assumir um compromisso sério com a natureza e com o futuro do nosso planeta. Fazer diferente pode ser um caminho, pois o homem é o único ser vivo que pode mudar a sua própria realidade. Conscientização ecológica é muito importante! Se podemos preservar a vida no planeta, então por que não fazê-lo?



Postado Por: Aline Stumpf (nº02), Beatriz Bermudes (nº05), Bianca Koukdjian (nº06), Julia Macedo (nº15) e Pedro Henrique (nº21)

1 comentários:

Blogger news

Blogroll

About

Category