Avanços Tecnológicos - Dados


Microchips, nanocirurgiões, micropedreiros, ciborgues, robôs "domésticos" e até mesmo elevadores espaciais. Parece até coisa de filme de ficção científica, mas daqui alguns 30 até 70 anos, uma boa parte das coisas que aparecem em filmes, muito provavelmente se tornem realidade. Podemos ver isso utilizando os pendrives como um exemplo claro sobre a velocidade em que a tecnologia está evoluindo:

Mídias Portáteis (ou não) de Armazenamento
  • Em 1984, a IBM introduziu o disquete de 5 polegadas no mercado, que conseguia armazenar apenas 1.2mb, e não era muito utilizado como mídia portátil, pois era o "HD" do IBM 5150 (Imagem abaixo).
  • Em 1986, a IBM (novamente), apresentou o disquete de 3 1/2" com 720 Kb, dupla densidade, no seu laptop Convertible.
  • Em 1994 veio a onda dos Disquetes mesmo, aqueles que a maioria das pessoas usavam, que tinha 3 polegadas e tinham capacidade máxima de armazenamento de 1.44mb, os chamados Zip Drives (O nome é meio claro, pois só cabiam .txt e .zips).
  • E quem foi que lançou primeiramente nosso atual amigo de bolso, os flashdrives (pendrives ou chaveiros de bolso)? A IBM estava no meio disso, com a Trek Technologies, uma empresa de Cingapura. Os primeiros pendrive foram lançado em 1998, e tinham capacidade máxima de 8MB, o que foi um grandioso avanço pelo seu tamanho e simplicidade. Como a maioria deve saber, quem domina atualmente o mercado de drives de armazenamento externo, é a empresa Kingston, que tem como "obra-prima", seu pendrive de 256GBs (maior pendrive do mundo).

Hoje em dia, ter um pendrive é como ter um celular, todos (ou maioria) tem ou pelo menos conhecem o que ele é ou pra que ele serve. Porém alguns livros e até jogos de ficção científica andam até especulando sobre a possibilidade futura sobre a biotecnologia de sermos capazes de aumentar nossa capacidade de utilização de armazenagem de dados. Para se ter uma visão melhor: Uma pessoa é capaz de armazenar no MÁXIMO 61 CDs, que é o equivalente a 286,7 Gigabytes. Parece muita coisa, se pensarmos em textos, apesar de que é comprovado de que nosso cérebro faz uso de no máximo 10% disso.

Agora uma breve nomenclatura de dados:

  • 1024 Gb = 1 Terabyte
  • 1024 Tb = 1 Petabyte
  • 1024 Pt = 1 Exabyte


Puxando esse assunto mais para a ficção e ao lado de games, uso como exemplo o game "Deus Ex: Human Revolution". Este jogo se passa no ano de 2052, ano em que a biotecnologia está em alta e que é possível (se você tiver dinheiro) fazer certos melhoramentos e aperfeiçoamentos em seu corpo, sendo um deles o aumento do uso do cérebro. Uso de 100% de nosso cérebro e até mesmo o aumento de nossa capacidade de armazenamento para algo por volta de 1 Gigabyte?

Já chegaram a imaginar como seria nossa "evolução instantânea" sem seguir o tempo da natureza e as polêmicas que isto levantaria?

Por Horácio Jayme

1 comentários:

  1. Horácio,
    Muito bom o texto. Mas entendo que você poderia instigar mais o leitor com sua análise sobre o assunto. Você deixou uma pergunta no final mas existem outras perguntas que poderiam ser feitas e respondidas pelo seu grupo, tais como o uso do cérebro para o bem e para o mal. Se aumentarmos nossa capacidade de armazenamento, seríamos super humanos, enfim, existem muitas abordagens que ainda podem ser feitas nesse ou em outros textos, ok?
    Abraços
    prof. Christian Cardim

    ResponderExcluir

Blogger news

Blogroll

About

Category