Sociedade

Maus Tratos contra Idosos

Sabemos que hoje, os idosos têm sido submersos aos diversos tipos de violência, que não se restringem somente a agressões físicas, mas também a insultos e maus-tratos em transportes e em locais públicos ou particulares.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as condições situacionais dos idosos no Brasil, o que essa população vem enfrentado em seu dia a dia com o que desrespeito a maus-tratos por parte de seus cuidadores (domésticos) ou até mesmo de seus familiares e podemos observar que este vem sendo um grande problema para a sociedade. Entretanto, os profissionais de saúde estão incumbidos em intervir para a melhora desta situação vivida pelos idosos, proporcionando a eles o bem-estar, a segurança e principalmente a saúde.
Os idosos sofrem hoje em dia diversos tipos de agressões sejam elas físicas, emocionais, psicológicas, morais ou até mesmo sexuais e estes insultos que acometem a estes idosos partem, muitas vezes, de pessoas mais próximas a eles como seus familiares e de pessoas que são responsáveis no cuidar doméstico.
Mas a violência e os maus tratos aos idosos não tem sido mais um problema novo que a nossa sociedade tem enfrentado, essa questão percorre o mundo desde muito tempo, mas ninguém tem dado importância à gravidade deste problema. Muitos estudos já conseguiram comprovar um aumento das mortes violentadas em pessoas com mais de 60 anos, principalmente na década de 80 e essas mortes passaram a representar uma das principais causas de morte de idosos, o que depois de um certo tempo, a causa dessas mortes regrediu para o segundo lugar perdendo apenas para as doenças do aparelho circulatório. Segundo SOUZA (2007), no Brasil, a negligência é uma das formas de violência mais presente tanto no contexto doméstico quanto no plano institucional, resultando freqüentemente em lesões e traumas físicos, emocionais e sociais para o idoso.

Thayná Ribeiro nº 30

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category