Mentes Perigosas

Pode-se dizer que o filme “Mentes perigosas” ilustra a realidade cada vez mais atual das nossas escolas, com turmas constituídas por alunos desinteressados e indisciplinados. Esta situação provoca um choque entre realidades em que a professora iniciante que nunca pensou vir a encontrar uma turma com estas características. Diante da situação geral de indisciplina dos alunos evidenciada na primeira aula, esta professora tenta utilizar uma estratégia que havia aprendido teoricamente sobre formas de lidar com a indisciplina, concretamente escrever o nome do aluno mais indisciplinado no quadro. Convém salientar que qualquer estratégia para resultar tem que ser integrada no estilo pessoal do professor que a vai utilizar e na situação em causa, tendo em conta os alunos envolvidos. Nesse sentido, o aproveitamento da experiência e das qualidades pessoais por cada professor é fundamental para gerir situações de indisciplina. No caso da professara do filme, ela tenta chamar a atenção dos alunos ou criar laços de identificação com eles indo ao encontro dos seus interesses, ao salientar o fato de já ter sido marinheira e apresentar assuntos de interesse comum aos jovens. Ela tenta levar estes alunos a entender o sentido da escola de forma completamente diferente, voltando a acreditar na possibilidade de obter sucesso escolar e, logo, a apresentar comportamentos mais adequados para que a aprendizagem pudesse ocorrer. A tentativa de ir ao encontro dos interesses, vivência e linguagem dos alunos também é evidente nos poemas que começa por analisar com eles, aproveitando as letras de algumas músicas de que os alunos gostam. Este “ir ao encontro” dos interesses dos alunos é fundamental para que o professor consiga fazer com que os alunos se interessem pelas matérias que efetivamente pretende que eles aprendam. 

Yago Correa, 31

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