Economia - Competitividade do Brasil

BRASIL FICA EM 37º EM RANKING DE COMPETITIVIDADE ECONÔMICA

Na análise de competitividade econômica de 2011, o Brasil teve participação vergonhosa, ocupando a 37ª colocação em um ranking de 43 países, um nível considerado muito baixo. Esses países são responsáveis por 90% do PIB mundial, a pesquisa foi elaborada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), países como Grécia e Argentina tiveram colocação melhor.

Entre os pontos analisados para determinar a colocação dos países, estão: economia doméstica, abertura, governo, capital, infraestrutura, tecnologia, produtividade e capital humano. Os dados do estudo são referentes a 2011.
A pesquisa identificou quatro grupos com níveis de competitividade diferentes entre os 43 países.  No primeiro grupo, com competitividade considerada elevada, estão Estados Unidos (1º), China (2º) e Suíça (3º).
Entre os países com competitividade satisfatória, estão: Suécia (12º), Alemanha (13º), e Finlândia (14º), por exemplo. Enquanto a Espanha  (23º), Argentina (29º) e Grécia (32º) compõem um terceiro grupo de países que apresentam competitividade média.


O Brasil figura no grupo de competitividade baixa, ao lado de países como México (34º) e Tailândia (35º).



Felipe Fomm Nº10

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category