Em meio aos fatores que vêm afetando negativamente todo o setor de eletrônicos no Japão, como a valorização do iene e a concorrência com fabricantes sul-coreanas, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta quinta-feira (22) as notas de crédito da Sony e da Panasonic.

No caso da Sony, a Fitch rebaixou as notas de crédito de moeda estrangeira de longo prazo e o rating de moeda local de BBB para BB- e manteve a companhia sob uma perspectiva negativa. Na avaliação da agência, a recuperação do grupo de eletrônicos será lenta, em virtude de fatores como a perda de participação em regiões-chave, crescimento da competição, valorização do iene e condições econômicas instáveis nos mercados desenvolvidos.

Para a Fitch, o panorama de fracas demandas pelas ofertas da Sony nos segmentos de entretenimento, áudio, dispositivos móveis e comunicações vai ofuscar a relativa estabilidade da companhia nos negócios de música e imagens e as melhorias observadas nos segmentos de produção de semicondutores e componentes.

A agência rebaixou também as notas de crédito de moeda estrangeira e de moeda local de longo prazo da Panasonic, além dos títulos seniores de longo prazo da companhia, sem garantia, de BBB- para BB. A perspectiva para todas essas notas é negativa. Os ratings de curto prazo de moeda estrangeira e local também foram rebaixados de F3 para B. No início da semana, a agência Moody's já havia rebaixado o rating da companhia.

Conforme a Fitch, o rebaixamento reflete a perda de competitividade da Panasonic em seus principais negócios, especialmente no segmento de TVs e painéis. Outros aspectos, como a fraca geração de caixa e a falta de perspectiva de melhora financeira em curto e médio prazos, fundamentam a nova classificação.


Jefferson Augusto Borini Jr. Nº16

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category