Das histórias de ficção científica para a realidade.



O robô Curiosity aterrisou em Marte, e enviou um tweet para a Terra, apesar da mensagem ter sido publicada em uma fração de segundos, a equipe da Nasa que acompanhava o robô teve de esperar 15 minutos para receber, pelo sinal de rádio, a confirmação de que o Curiosity havia chegado em Marte.

Este tempo de transmissão de dados entre planetas é um dos desafios que a agência espacial dos Estados Unidos busca superar no futuro, já que até o momento a comunicação em tempo real a distâncias interplanetárias só existe em histórias de ficção científica. Mas cientistas tem buscado formas de melhorar esta conexão para que em breve seja possível transmitir até vídeos de alta definição de Marte para a Terra, por exemplo.
Uma das técnicas exploradas é a substituição de ondas de rádio por sistemas baseados em raios laser, para facilitar a transmissão de dados a anos-luz de distância. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e Jet Propulsion Laboratory da Nasa (JPL) estão desenvolvendo detectores capazes de perceber sinais de laser até mesmo nas menores unidades de luz, os fótons.

A Nasa espera testar detectores de unidades de luz no ano que vem, em uma experiência chamada Demonstração de Comunicação Lase Lunar, que deverá transferir dados da lua para a Terra a uma velocidade de 622 Mbp.

Mais uma vez, vemos o ser humano superando todas as expectativas, procurando por coisas novas, e dessa vez expandindo a comunicação até mesmo no espaço. Transformando aquilo que muitos acreditavam não ser possível em realidade. O céu não é mais um limite. 

Nome: Luíza de Lara Ribeiro nº 20 2º E.M.

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category