Cultura - A historia da cidade de Mongaguá

                                              Brasão de Mongaguá                                                                                                          O português Martim Afonso de Souza desembarcou na Ilha  de São Vicente em 22 de Janeiro de 1532, criando o primeiro núcleo populacional do Brasil, uma História rica, com muita beleza natural e nessa História está a cidade de Mongaguá que pertenceu por muitos anos a São Vicente, se libertou em 24/12/1948 quando passou a ser do Município de Itanhaém.

Origem do Nome 


No século XVI, os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani que habitavam em suas tendas às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú, onde a pescaria era farta. O nome de Mongaguá foi dados pelos índios, que quer dizer: "Água Pegajosa", Mongaguá teve outros nomes como: "Terra dos Santos dos Milagres" e "Terra dos Padres". 

Emancipação
É criado em 24 de Dezembro de 1948 o Distrito de Mongaguá, pela Lei nº 233. Mongaguá, que pertencia a São Vicente, passou a incorporar o município de Itanhaém. Com a criação do Distrito de Mongaguá o desenvolvimento no setor comercial toma uma grande impulso. Em menos de 10 anos, após a criação do Distrito de Mongaguá, o movimentos de emancipação tomou conta de cada esquina, pois a cidade atendia às exigências da Lei de Emancipação. O povo é convocado para participar desse movimento. Só que esse sonho quase se torna um pesadelo, pois o IBGE, instituto que faz recenseamento, o qual publicara em 1950 os Números de habitantes de Mongaguá: 444 homens e 382 mulheres num total de 826 habitantes. Graças a colaboração da Empresa Elétrica de Mongaguá que tinha o controle das moradias particulares, constatou-se que com a População flutuante da cidade, estavam cadastrados 6.000 habitantes. 

Criação do Município
Cumprida então as formalidades legais, foi marcada a 7 de Dezembro de 1959 o plebiscito determinado pela Assembléia Legislativa de São Paulo é marcado pelo juiz de 119ª Zona Eleitoral a eleição do plebiscito. E o desejo da População de Mongaguá foi alcançado com uma votação esmagadora e o plebiscito foi aprovado. Em 31 de Dezembro de 1959 o governador, Dr. Jânio da Silva Quadros assina a Lei e Mongaguá é elevado a categoria de Cidade, pela criação do Município.

A data do aniversário de Mongaguá ficou com a data do plebiscito de 7 de Dezembro de 1959 e não com a data da elevação a categoria de Município de 31 de Dezembro de 1959.                                                                                                                   Renata Cristina             N°: 26

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category