Pedofilia é crime?

Podemos classificar a pedofilia como tudo, menos crime. 
Pedofilia, perante os especialistas é um transtorno de preferência sexual ou uma condição psicológica. 

"A pedofilia é considerada por especialistas como um transtorno de preferência sexual, também conhecido por parafilias. O agente busca a satisfação de seus desejos sexuais por meios impróprios. No caso do pedófilo, usando de crianças ou adolescentes. Não existe um consenso quanto ao modo de atuação do pedófilo, o que dificulta sua identificação e a conseqüente prevenção do crime sexual."

A origem da palavra "pedofilia" é "paidophilos: pais = criança e phileo = amar", e hoje em dia trocamos o seu significado para denominar uma parafilia (para = desvio; filia = aquilo para que a pessoa é atraída).

"Uma preferência sexual por crianças, usualmente de idade pré-puberal ou no início da puberdade. Alguns pedófilos são atraídos apenas por meninas, outros apenas por meninos e outros ainda estão interessados em ambos os sexos. A pedofilia raramente é identificada em mulheres. Contatos entre adultos e adolescentes sexualmente maduros são socialmente reprovados, sobretudo se os participantes são do mesmo sexo, mas não estão necessariamente associados à pedofilia. Um incidente isolado, especialmente se quem o comete é ele próprio um adolescente, não estabelece a presença da tendência persistente ou predominante requerida para o diagnóstico. Incluídos entre os pedófilos, entretanto, estão homens que mantêm uma preferência por parceiros sexuais adultos, mas que, por serem cronicamente frustrados em conseguir contatos apropriados, habitualmente voltam-se para crianças como substitutos. Homens que molestam sexualmente seus próprios filhos pré-púberes, ocasionalmente seduzem outras crianças também, mas em qualquer caso seu comportamento é indicativo de  pedofilia."

A maior porcentagem de violência sexual com garotas ocorrem pelo pai, padrasto ou algum homem de muito contato direto com a vítima. A maioria dos abusos não são detectados por receio da vítima; na maioria das vezes o agressor é homem, casado e sem antecedentes criminais, quase nunca sendo encontrada uma mulher praticante desse ato. 
Um estudo recente mostrou que 30 a 46% de todas as crianças foram assaltadas sexualmente de alguma forma antes dos 18 anos.

"Em levantamento estatístico realizado no Brasil (2001), mostrou-se que 80% das vítimas de abuso sexual eram crianças e adolescentes do sexo feminino, sendo que em 75% dos casos relatados, o abusador era o pai ou padrasto."

http://blogueirasfeministas.com/2012/05/pedofilia-e-estupro-de-vulneravel-delimitando-conceitos/

Anna Carolina Vasconcelos - nº 

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category