A Pirataria na Somalia

Cidadãos Somalianos sofrem diariamente com a pirataria nas costas de seu país.
Inicialmente a pirataria ocorria com os pescadores que ancoravam - se nas águas territorial da Somália para retirada de peixes. Estes barcos, procedentes dos EUA, Ásia e da União Europeia praticam um tipo de pesca denominada: I.U.U. (Pesca ilegal, não declarada, não regulada.)
Apesar de não parecerem com os piratas de filmes infantis que vão atrás de tesouros os piratas, os piratas do futuro são equipados com aparelhos GSP aonde são auxiliados na hora de atacarem seu novo alvo.



Alem de Pirataria a costa da Somália vem sendo usada como descarte de substancias químico, navios misteriosos entram em águas territoriais e descartam barris no lugar.
Os derrames de barris com substancias desconhecidas continuam cerca de 14 anos, no fim de 2004 quando ocorreu um Tsunami na Somália trouxe esses barris para costa aonde fizeram com que acabasse o mistério sobre o que havias nos barris.
Moradores da região atingida começaram a ter estranhas doenças sem se quer saber o motivo.  Após algum tempo ocorrem nascimentos com malformações e diversas enfermidades.

Nick Nuttall, porta-voz do programa do meio-ambiente das Nações Unidas, explicou que quando as embalagens se romperam pela força das ondas os contentores trouxeram à luz uma atividade espantosa:

“A Somália está sendo utilizada como vertedouro de resíduos perigosos desde o início dos anos 90, e continuou desde a guerra civil não resolvida nesse país”. O lixo é das mais diversas classes: há resíduos radioativos de urânio, o lixo principal, e metais pesados como Cádmio e Mercúrio. Também há lixo industrial, resíduos hospitalares lixo de substâncias químicas e o que se queira nomear.

Bianca Ramos        nº04

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category