Documentario " A Corporação"

O documentário “A Corporação”, trata da história, da definição e de todos os princípios, éticos ou não, que tomam conta desse ente poderoso da sociedade atual: as grandes corporações  como por exemplo, a ERON, WORLDCOM, PARMALAT, NIKE e etc.
Tratada como pessoa jurídica, uma corporação é formada por pessoas que visam, acima de tudo, o lucro para o negócio e consequentemente para seus donos. O documentário estabelece uma linha interessante de comparação. Por ser considerada uma “pessoa”, ele traça um diagnóstico de personalidade para a corporação.
Segundo o filme, as Corporações também tomavam de decisões que acarretava danos à saúde do ser humano ao longo do tempo. Foi a partir de 1940, que novos produtos químicos foram criados que se caracterizavam pelo baixo custo e fornecimento ilimitado.
Ele traça então uma série de males que a corporação produz no nosso mundo atual:
- Mal aos empregados: corte de vagas, fim dos sindicatos, incêndios em fábricas.
- Mal à saúde humana: produção de produtos perigosos e químico sintéticos, lixo tóxico, poluição.
- Mal aos animais: destruição dos habitats, fazendas industrializadas, experiências com animais.
- Mal à biosfera: devastação florestal, emissões de CO2, lixo nuclear.
Ao final, o filme entra na questão da democracia e participação da sociedade civil nas mudanças do modelo atual de desenvolvimento, cobrando transparência, prestação de contas e uma transformação efetiva. Exemplos são mostrados na Bolívia e em outros lugares do mundo.



bianca ramos nº04

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category