A Nossa Mata Atlântica

A Mata Atlântica não pode mais ser considerada simplesmente como bem de consumo ou como fonte geradora de riqueza. Há apenas 500 anos este ecossistema abrangia uma grandiosa área, entretanto as insensatas ações humanas reduziram-no a menos de 7% de sua extensão original. A Mata Atlântica corresponde a uma estreita faixa de florestas ao longo da costa brasileira, estende-se desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Mata Atlântica protege e regula o fluxo dos mananciais hídricos que abastecem as principais metrópoles do País e centenas de cidades, controla o clima local, garante a fertilidade do solo e a extraordinária beleza de suas paisagens, sobretudo nas regiões da serra do Mar, é um forte atrativo para atividades de ecoturismo.
Suas florestas exibem uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, muitos deles endêmicos, isto é, que existem apenas neste ecossistema. Infelizmente estas espécies da flora e fauna encontram-se sob constante ameaça de extinção.Conhecido nacional e internacionalmente por suas belíssimas paisagens e pela rica biodiversidade, este ecossistema é considerado, hoje, um dos mais ameaçados.

Carolina Rondon 2E.M n°33

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category