Tecnologia


Carros sem motorista já são testados no Brasil
No Brasil, apesar de não haver iniciativas de investimento no desenvolvimento de carros sem motorista por parte das montadoras, o que já é realidade em outras partes do mundo, centros de pesquisa e tecnologia de universidades já investem na pesquisa e teste de veículos autônomos, como é o caso do projeto CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma), da USP de São Carlos. Desde outubro de 2010, os pesquisadores do Laboratório de Robótica Móvel da universidade desenvolvem testes experimentais com modelos também dotados de sensores e softwares que permitem um controle autônomo do veículo.



No Brasil, centros de pesquisa de universidades já desenvolvem testes com carros sem motorista, como a USP de São Carlos, com o Projeto  CaRINA.
Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Autônomos (PDVA) trabalha desde 2007 com o aperfeiçoamento de dispositivos que permitem o controle autônomo do veículo, mas sem substituir o motorista. O professor do departamento de engenharia elétrica da UFMG e pesquisador do PDVA, Guilherme Pereira, acredita que, se outros estados norte-americanos e outros países adotarem a mesma posição da Califórnia, a tecnologia pode se disseminar no Brasil em cerca de uma década. "Nós queremos criar um projeto de segurança ativa no carro, para evitar colisões em caso de desatenção do motorista, e que dispense a atenção do condutor em situações estressantes, como durante um engarrafamento, mas não um carro que ande sozinho sempre", ressalta.
Heloisa dos Santos Schneider nº 36

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category