Após anúncio de ministro, BMW confirma interesse em fábrica no país



A montadora alemã BMW planeja investir em uma nova fábrica no Brasil, buscando ampliar sua presença no crescente mercado de carros de luxo na maior economia da América Latina, disse à agência de notícias Reuters o vice-presidente financeiro da empresa, Friedrich Eichiner.


"Vamos submeter o plano de investimento ao governo brasileiro", disse ele em comentários feitos por e-mail, recusando-se a dar detalhes sobre o montante do investimento, que ainda depende de negociações com o governo. 
A decisão põe fim a meses de incertezas sobre a instalação de uma fábrica da BMW no Brasil, depois que o governo federal levantou barreiras para a importação de veículos.
Os planos atuais comtemplam a construção de uma fábrica em São Paulo ou em Santa Catarina.

Ministrou antecipou informação

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, disse nesta quinta-feira durante o programa de rádio"Bom Dia, Ministro" que a montadora alemã BMW anunciará em breve sua primeira unidade no Brasil.
A previsão da Anfavea, associação que representa a indústria automotiva no país, é que os investimentos de montadoras cheguem até R$ 60 bilhões em 2015.
No início do mês, o governo anunciou novas regras para o setor automotivo. As montadoras instaladas no Brasil que reduzirem o consumo dos veículos em 11% serão beneficiadas com a redução de 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).  Caso a redução chegue a 22%, o IPI será reduzido em mais 2 pontos percentuais.

Benefício estendido?

Pimentel disse hoje que o governo ainda estuda se prorrogará ou não a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis novos, benefício que termina no final deste mês.

"Não temos nada ainda definido. O Ministério da Fazenda está trabalhando nesta questão. Há uma expectativa grande [sobre a prorrogação] porque os efeitos foram muito positivos", disse ele, referindo-se ao aumento da produção industrial em agosto. "[A produção industrial] Já aponta recuperação. Pode ser que não sejam mais necessárias medidas tão profundas", afirmou durante o programa.

Notícias veiculadas na imprensa hoje dizem que a queda de 31% na venda de veículos em setembro, ante agosto, pode levar o governo a prorrogar a redução do IPI até dezembro, para dar mais fôlego à atividade econômica. A decisão seria anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nos últimos dias do mês.

Yago Correa, 31

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category