Evento sobre meio ambiente nas escolas

O Ministério da Educação deu início às reuniões para traçar as estratégias de mobilização de 68 mil escolas públicas em torno da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Lançada pelo ministro Aloizio Mercadante durante a Rio+20, a conferência traz o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

A conferência passa por três etapas até o encontro nacional, previsto para outubro de 2013. A primeira etapa ocorre nas escolas, em trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do sexto ao nono ano. Em seguida são realizadas conferências regionais ou municipais e as estaduais. A primeira reunião do Conselho Consultivo Nacional, composto por membros de outros ministérios e órgãos do governo federal, foi realizada nesta terça-feira, 21.

"A nossa expectativa é atingir de 15 a 20 mil escolas, chegando a 5 milhões de alunos", comenta José Vicente de Freitas, coordenador geral de educação ambiental no MEC.

Segundo ele, um conjunto para orientação (composto de um manual para o professor, um livro sobre escolas sustentáveis e quatro cadernos sobre mudanças climáticas) será enviado até novembro a todas as escolas públicas que tenham turmas de anos finais do ensino fundamental – o público que participa da conferência.

Na primeira etapa, a escola define a temática com a qual pretende trabalhar e elege os delegados para representá-la nas conferências municipais ou regionais e, depois, nas estaduais. "A conferência é uma ação que vem sendo executada desde 2003 e é uma forma que o MEC tem para que as escolas trabalhem o tema da sustentabilidade", diz o coordenador.



Bianca Ramos nº04

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category