Ocuppy George
A crise americana se iniciou em 2008, quando Barack Obama se elegeu como presidente, mas ainda não chegou ao fim. Percebemos a insatisfação dos americanos, chegam a acusar banqueiros de destruírem a economia do país, e consequentemente a economia de todo o mundo. Foi criado no país uma manifestação popular contra os abusos e a impunidade dos responsáveis pela crise financeira, o movimento Occupy Wall Street. Mais de 100 cidades americanas já aderiram, com mais de 1.500 focos de protesto em 82 países, incluindo América do Sul, Ásia e Europa.
Em um mundo globalizado, é claro que os manifestantes estão fazendo seus protestos na internet e redes sociais, e um exemplo disso é o Occupy George. (George Washington, primeiro presidente americano e a efígie da nota de um dólar). A idéia é utilizar o dólar através de “infográficos” para mostrar a situação econômica do país, e qualquer um pode baixar esses infográficos e participar do movimento. Segue abaixo algumas imagens:
A disparidade da má distribuição de renda nos EUA é maior agora do que foi na época da Crise de 29
Nos EUA, um CEO (Chief executive officer) ganha cerca de 185 vezes mais do que um trabalhador médio.1% da população americana controla 1/5 de toda a riqueza do país, deixando 80% da população mais pobre com menos de 1/5.
Apenas 400 americanos possuem a mesma riqueza que a parcela mais pobre da população.
A não ser que as coisas mudem, os americanos acreditam que o Dólar vai pertencer totalmente a apenas 1% de sua população.
Fontes: http://www.repertoriocriativo.com.br/2011/10/19/campanha/occupy-george-crise-americana
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2011/10/16/occupy-george.htm
Por: Leticia Cruz, Maíra Alcântara, Gabriela Ferreira e Thaís Oliveira.
Ótimo tema. Mas entendo que também poderia ser mais explorado no sentido de indicar quais as principais consequencias de movimentos como esse. As manifestações podem gerar conflitos violentos? O mundo está preparado para superar uma crise como essa? O que a maior economia do mundo está fazendo para superar esse momento que está afetando praticamente todos os países do mundo?
ResponderExcluirTentem se aprofundar no tema e escrevam textos complementares. Entendo que o assunto merece!!
Parabéns!
Prof. Christian Cardim